terça-feira, 21 de novembro de 2017

Quem e voce?Constantemente estamos a procura de nos mesmos... o que nos agrada, o que nos define, para onde devemos ir. Mas seria essa procura a mesma, se nao soubessemos de onde viemos?Grandes filosofos, eu sei, discutiram e ainda discutem nossa real origem...No entanto, quando se ouve a pergunta "Where are you from?" certamente ela esta relacionada ao lugar de onde viemos, onde esta nossa familia...



Tenho duas declaracoes a fazer: vinho te faz reflexivo e os acasos acontecem em momentos certos...

Tendo eu saido do trabalho antes das 16h, sensivel e enfastiada que estava, decidi assistir a sessao das 17h de um filme que estava ja considerando assistir: Lion.
Da minha paixao pelo pequeno cinema da minha pequena cidade (onde se pode apreciar uma - ou mais - tacas de vinho e ainda um break durante a sessao) e minha curiosidade em ver o novo filme do ator que foi protagonista de muitas engracadas memorias da minha juventude - acerca de um tal namorado que se parecia com o Jamal Malik de Quem Quer Ser Um Milionario? (E claro as falas "de que viveremos de amor haha) - veio minha decisao de ao Lion assistir.
Mais "envolvente" do que minha pretensao de assistir a Moana e unir o agradavel ao util tema de falar de cultura aqui desse lado do mundo pelos meus olhos de brasileira, mostrou-se a ideia de ver este filme que fala da questao da origem e adocao.
Certamente nao tenho intencao de escrever uma resenha do filme, ate porque esse nao e meu forte. Todavia, entre as lagrimas e sorrisos que o filme me trouxe, a impressao de que aquele menino teria sido feliz, ainda que tivesse vivido toda sua vida no pobre vilarejo onde nasceu, foi o que mais me marcou.
A familia que o adotou indubitavelmente ofereceu a ele uma melhor qualidade de vida. Mas alem da questao das necessidades basicas para a sobrevivencia que nao sao atendidas para alguns milhoes de pessoas em paises como a India, ou o meu pais, nada faz de paises mais desenvolvidos - como a Australia do filme, a Nova Zelandia onde vivo ou qualquer outro pais do Velho Mundo - melhores do que o Home Country de qualquer pessoa. Pois la esta sua raiz, sua familia, quem se e.
Para alem da tematica do filme, apenas apos viver aqui por um tempo, posso dizer que a busca de identidade e constante quando se esta longe de casa. Busca-se a integracao, mas me parece que acabo sempre me unindo ao grupo dos outros estrangeiros.

E este post foi iniciado em Janeiro... e agora outubro, apos uma ida pra casa e certo tempo lutando para se enquadrar, e a perda da linha de raciocinio; eu fico com a pergunta: "Qual e a origem dos cidadaos do mundo?" Pois casa ja nao e mais casa e ca nunca sera como la...


Um comentário:

  1. Ainda eu tenha visto este post nos últimos dias de 2017, quase sem querer, o comentário ficou em suspenso. Ainda não vi esse filme. Você ter falado dele é um incentivo, sabe? No último ano estive distante do Academy Awards, acabei por apenas ver a cerimônia e poucos filmes. Teve um Anticast no ano passado que falou em Psicogeografia e Teoria da Deriva, foi o #312. Pode te interessar.
    Ainda que eu brinque com a frase "você está entre eles mas não é um deles" fiquei pensando em como perdemos informações por estarmos fora de seu contexto; Temos acompanhado o seriado Bones e minha mãe teve a duvida: onde nasceu o personagem Booth? Levei algum tempo pesquisando até descobrir que era da Pensilvânia. Algo que fica implícito no discurso dele por sua fixação com o time Philadelphia Flyers no Hoquei. Como a maioria das vezes é chamado apenas 'Flyers'. Divago, dizem que lar é onde o coração está, não? Nem todos conseguem deixar as raízes no ar como a letra de Gessinger, por mais transitem para além da terra natal.

    P.S. Ou muito me engano ou o final de seu texto tem ares de canção do Exílio.

    ResponderExcluir